11 de junho de 2007

A semana

PROVETA E PENEZZI, EXCEPCIONALMENTE NESTA QUINTA

Nosso projeto da quarta esta semana cairá...na quinta. Agenda disputada dá nisso. Proveta e Alessandro Penezzi, com os convidados de sempre, Roberta Valente, no pandeiro, e Jericó, no trompete.

Repetindo: na quinta; mas só esta semana, que ainda tem o compositor Irineu Marinho de Palmira, na terça; o retorno da cantora Luz Lima, na quarta; o humor da originalíssima dupla Jica y Turcão, na sexta; e, no Domingo Instrumental, o ótimo Expresso Brasil.

15 ANOS: SÁBADO, DIA 16, VENHA COMEMORAR CONOSCO

Alguns o consideram o último dos redutos da chamada MPB. Outros, a porta de entrada para a carreira artística. Artistas com espaço consolidado na cena fazem dele seu laboratório para novos projetos. Muitos o escolhem para lançar seu CD, em geral independente - ou alternativo, como queiram rotular. Aqueles que, por algum motivo, estão afastados, se sentem confortáveis para retomar seu caminho na música.

Seja qual for a motivação, o fato é que, nos últimos 15 anos, o Villaggio Café adquiriu a responsabilidade histórica de ser confiável e seguro porto para as mais diversas manifestações envolvendo a música brasileira alternativa - ou independente - em São Paulo; e, a julgar pela variedade regional dos artistas que ali se apresentaram, do Brasil.

Longe de ser gueto de determinado gênero ou tribo, sua vocação sempre foi de espaço democrático e plural: o samba marcou época durante sete anos e renasceu dali pro Brasil; assim como o choro, em meados da década de 1990, reocupou seu espaço na mídia; a música instrumental sempre esteve presente; o pop, em suas várias vertentes, também demarcou seu território; dezenas de cantoras foram reveladas; importantes compositores apresentaram seus repertórios; parcerias foram criadas; platéias, formadas. São muitas histórias.

Essa imenso - e constantemente renovado - painel musical multicolorido realimenta e tonifica o Villaggio anos após ano; e, por isso, o bar/casa de shows está, a cada dia, mais vivo e pulsante - com seus mais de 300 espetáculos anuais a todo vapor.

Para marcar a noite do seu 15º aniversário, a direção optou por não fazer nenhum show específico, muito menos cobrar entrada. Todos estão convidados: clientes, amigos, admiradores, produtores, jornalistas, músicos, compositores e intérpretes. Pra comer o bolo e brindar. O histórico palco estará aberto para as chamadas canjas, de novos ou consagrados talentos. Essa sempre foi a vocação da casa - e assim será, na sua festa mais importante até aqui.

Sábado, dia 16, a partir das 19h, microfones e cabos de som estarão ligados. Que venham os artistas, para tocar, cantar ou simplesmente dar aquele abraço. As portas estão - e estarão - sempre abertas.

Estamos todos de parabéns.

Nenhum comentário: